Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nanoracks testa "saco de lixo" para descarte de resíduos a partir da ISS

Por| Editado por Rafael Rigues | 07 de Julho de 2022 às 16h15

Link copiado!

Nanoracks
Nanoracks

A expressão "botar o lixo pra fora" ganhou um novo significado para os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS). Em 2 de julho a empresa norte-americana Nanoracks realizou um teste de um novo método de descarte de resíduos produzidos no laboratório, que foram embalados em um "saco de lixo" especialmente desenvolvido e arremessado por uma escotilha no espaço, para eventualmente queimar durante a reentrada na atmosfera.

Os resíduos foram eliminados a partir da escotilha Bishop, fabricada e gerenciada pela Nanoracks, atualmente acoplada à ISS. A confirmação da operação foi dada nesta quarta-feira (6) pela empresa, que destacou que esta foi a primeira vez que o módulo foi completamente aberto e fechado.

Continua após a publicidade

No saco de lixo — com capacidade máxima de 272 kg — estavam espuma usada, materiais de embalagem e escritório, sacos de transferência de carga, produtos de higiene da tripulação e roupas. A Nanoracks planeja usar este sistema de descarte em sua futura estação comercial, a Starlab, prevista para ser lançada em 2027.

Hoje os astronautas descartam o lixo empilhando todo o material em alguma nave de carga destinada a queimar durante a reentrada atmosférica ou quando algum módulo aposentado é desacoplado da estação e descartado, como aconteceu com o russo Pirs no ano passado.

Jonathan McDowell, astrônomo do Smithsonian Astrophysical Observatory, disse em seu Twitter que, em raras ocasiões, os astronautas são orientados a descartar pequenos itens durante caminhadas espaciais. Este é o primeiro descarte de resíduos com um "saco de lixo" na ISS, mas outras estações já usaram este método.

Continua após a publicidade

Segundo McDowell, sacos de lixo eram regularmente descartados das antigas estações soviéticas Salyut durante as décadas de 1970 e 1980. O descarte mais recente aconteceu em setembro de 1996 a partir da estação russa Mir, com o lixo reentrando na atmosfera em maio de 1998.

A Nanoracks não informou quando o saco de lixo descartado recentemente entrará na atmosfera. A Bishop, primeira escotilha comercial do mundo, chegou à ISS em dezembro de 2020, lançada através da missão de reabastecimento CRS-22 da SpaceX.

Fonte: Nanoracks, Via Space.com